Com certeza você já ouviu falar na antiga máxima “é dando que se recebe”.
Isso nunca foi tão atual. O marketing moderno aplica esse conceito na prática.
Seja qual for o tamanho da sua empresa, é por aqui que você vai se diferenciar de sua concorrência e vai conseguir oferecer ao seu público uma amostra do que ele poderá ter em termos do que poderá adquirir ao fazer negócios com você.
Permitir que o consumidor tenha uma ideia bem aproximada do que a experiência com o seu negócio significa, é uma maneira que muitos empreendedores aprenderam para iniciar um relacionamento que pode proporcionar ganhos no futuro.
E a única coisa que se pede ao consumidor nesta fase de aproximação, onde ele ganha mais do que você, são alguns poucos dados, como nome, e-mail e telefone. Além, é claro, da permissão para enviar-lhe novos conteúdos e poder apresentar melhor seu negócio.
Não importa o que você venda. Seja produto, serviço ou ambos, na era da internet, são muitas as possibilidades de você oferecer algo, de baixo custo, que ajude o cliente a informar-se melhor e sentir-se mais preparado em suas tomadas de decisão.
Uma vez que você consegue chegar até seu público e tem a possibilidade de atraí-lo, nem sempre, portanto, ir direto ao ponto é o melhor caminho. Ou seja, se sua comunicação trata apenas de ofertar produtos ou serviços, é natural que a resposta a seus estímulos seja baixa.
No entanto, se sua comunicação ajuda a agregar algum valor ao cliente, é natural que ele lhe dê o direito de comunicar-se outras vezes com ele, não havendo assim obstáculos para lhe passar seus dados primários.
Estamos falando aqui de estratégias de degustação, amostras grátis, marketing de conteúdo…
Mas, e você: já usou e abusou da sua criatividade para criar uma estratégia inteligente de aproximar-se mais de seu público-alvo?